NOSSO BLOG

08 de Maio de 2024

Colégio Pio Décimo recebe palestra sobre Lei Maria da Penha

Com idade para começar a entender as dinâmicas entre relacionamentos e iniciarem os próprios relacionamentos, alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio assistiram a Juíza Dr ª Jumara Porto Pinheiro e a assistente social e analista do judiciário, Shirley Leite, falando um pouco sobre a Lei Maria da Penha.

Para a juíza Dr ª Jumara Porto Pinheiro, a realização de conversas como essas é muito importante para a conscientização e alerta tanto para as meninas, quanto para os meninos. “Nós temos lá no Tribunal de Justiça um projeto que se chama ‘Matemática do Amor’, que trata da educação no tocante a violência doméstica em escolas. Então hoje, nós fizemos esse projeto aqui e foi extremamente prazeroso, porque as crianças interagiram e é uma coisa que precisa ficar clara, a gente precisa falar sobre a violência doméstica de uma maneira muito evidente”, explica Drª Jumara.

Além da palestra, com direito a perguntas dos alunos e esclarecimentos sobre situações como denúncias anônimas, medida protetiva e ações de apoio que as mulheres recebem após a separação e denúncia dos seus agressores, os alunos receberam um livreto “Lei Maria da Penha em miúdos” do Senado Federal e foi apresentado o aplicativo SOS Maria da Penha, em que as alunas podem se cadastrar para denúncia e alerta de situação de agressão e assédio.